O córrego Monjolinho, manancial que abastece Santa Rosa da Serra/MG, apresentou melhora em seu volume de água nos últimos dias depois da chegada das chuvas. A informação é da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que faz o monitoramento constante. De acordo com a Companhia, atualmente é captado do córrego 8,5 litros por segundo e distribuído, em média, 580 mil litros de água à população, diariamente. Porém, a vazão média do Monjolinho é de 24 litros por segundo. Em períodos chuvosos, pode ultrapassar os 30 l/s. A pior vazão já registrada foi em setembro deste ano quando o córrego apresentou apenas 8 litros por segundo.
Ainda segundo a Copasa, mesmo em períodos mais quentes, não ocorreram grandes variações do consumo na cidade. Apenas a disponibilidade de água foi afetada. Com as chuvas que atingiram a região nos últimos dias, a situação foi regularizada e a possibilidade de racionamento, assim como em Campos Altos/MG, está descartada, mas os rosaserrenses deverão evitar desperdícios para não terem problemas futuros com a falta de água.
“Atitudes simples do dia a dia contribuem para o consumo consciente, como: usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro; juntar a roupa suja e lavar somente duas vezes por semana; usar regadores para molhar as plantas; limpar as calçadas com vassouras em vez de utilizar mangueira."
A Copasa orienta que, para agilizar o atendimento às demandas, quaisquer ocorrências relacionadas ao abastecimento, esgotamento ou tarifação podem ser relatadas pelos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia: Site: www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; WhatsApp Copasa: (31) 9 9770-7000 ou pelo telefone 115.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.